INTEL CORPORATION (INTC)
A Intel Corporation (INTC) é uma empresa americana de semicondutores que oferece rendimento de dividendos inferiores aos 5% dos preços atuais.
Neste artigo, traremos a visão geral da empresa e as perspectivas da Intel Corporation.
VISÃO GERAL DO NEGÓCIO:
A empresa foi fundada há mais de 50 anos e está sediada em Santa Clara, Califórnia. A Intel é uma empresa que desenvolve, fabrica e vende uma ampla gama de chips.
Isso inclui servidores e centros de dados, microprocessadores para computadores pessoais, dispositivos de armazenamento usados para computação em nuvem dentre outros.
Diferente de outas empresas de semicondutores, a Intel não está operando com um modelo fabless (manufatura integrada sem fábrica), ou seja, a empresa opera suas próprias fábricas.
Porém, isso tem uma desvantagem, já que a construção de novas fábricas e a manutenção, ou mesmo atualização das existentes são caras, razão pela qual os fluxos de caixa livres da Intel não são tão altos quanto a de seus pares, em relação às suas respectivas receitas.
Por outro lado, ter fábricas próprias permite que ela seja menos dependente de fundições como a Taiwan Semiconductor Manufacturing Company (TSM).
Caso o conflito de Taiwan aumentasse, a Intel seria uma das poucas empresas de semicondutores do mundo que ainda poderia fabricar seus próprios chips, tornando a empresa mais resiliente a esse potencial risco.
A Intel como construiu seu próprio negócio de fundição, não fabrica chips apenas para si, mas também para outras empresas de semicondutores que não possuem capacidade de fabricação própria.
Embora, ainda não seja lucrativo esse negócio, a administração da Intel acredita que existe um upside considerável para os próximos anos, mesmo nos últimos trimestres não venha apresentando resultados fortes.
Além disso, a Intel vem perdendo participação de mercado para seus concorrentes como a NVIDIA (NVDA) e a Advanced Micro Devices (AMD) em áreas como a de data centers.
PERSPECTIVAS DE CRESCIMENTO:
No geral, o segmento de semicondutores se beneficia dos principais impulsionadores de crescimento.
Apesar das comparações ano a ano sejam afetadas por fatores como atividade econômica, tendências de longo prazo como inteligência artificial, computação em nuvem, entre outros, há um bom presságio para o mercado em diferentes áreas, especialmente no de data center.
E para compensar essa perca de participação de mercado a empresa vem planejando melhorar sua posição competitiva daqui pra frente.
E isso inclui, novos processadores Desktop da série Raptor Lake, que inclui o processador de PC mais rápido do mundo.
Para isso, a execução do lançamento desses novos processadores precisa ser sólida, permitindo que a Intel recupere algum terreno em relação aos pares para os quais veio perdendo mercado.
E como a Intel pretende aumentar seus lucros?
A Intel planeja aumentar por meio dos investimentos em andamento em seu negócio de fundição, mas, os investidores devem observar que alguns riscos de execução permanecem.
Portanto, muitos acreditam que a Intel aumentará seu lucro por ação (LPA) em cerca de 40% entre 2022 e 2024, o que tornaria bastante atraente, embora para 2024 esteja abaixo do recorde histórico.
E afinal, qual vantagem competitiva da empresa?
A vantagem é a sua capacidade de produzir os próprios chips, enquanto seus pares dependem de fundições como a Taiwan Semicondutores Manufacturing Company.
Além da empresa está mais isolada em relação a um conflito potencial em Taiwan, o que não impactaria negativamente quando a TSM e outras fundições pressionarem por aumentos de preços.
DIVIDENDOS:
Com relação aos dividendos, a Intel está pagando um dividendo de US$ 0,365 por ação por trimestre, o que equivale a um dividendo anual de US$ 1,46. Em janeiro isso representou um dividend yield de 4,9%.
Se buscarmos o dividend yield histórico é bem elevado, já que na última década, estava na faixa de 2% a 4%.
Mas, o que fez esse rendimento alto?
O rendimento alto é devido às ações estarem sendo negociado a um preço baixo, com base nos ganhos por ação previstos para 2022 (já que ainda não tinha sido divulgado os resultados do quarto trimestre) e 2023, a taxa de pagamento da Intel é de cerca de 75%.
Porém, devemos pontuar que a Intel aumentou seus dividendos por 8 anos consecutivos, mas os aumentos provavelmente serão menores no futuro previsível, já que a empresa trabalhará para reduzir sua taxa de pagamento de
dividendos de volta ao nível histórico de menos de 50%, apesar de sua posição acima de rendimento médio.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A Intel atua em um setor que se beneficia de vários fatores no longo prazo, porém, não conseguiu capitalizar isso no passado recente, devido a alguns problemas de execução no lançamento de novos produtos, o que fez com que perdesse participação de mercado em relação aos seus concorrentes.
Mas, parece que a Intel está no caminho para resolver esses problemas, e com isso melhorar a lucratividade nos próximos anos. Lembrando que não é garantido que esses planos funcionem, assim como o sucesso no negócio de fundição.
É necessário pontuar que há diversas situações a serem resolvidos para que haja o upside na empresa.
Lembrando que nada comentado nesse artigo é recomendação de investimento e sim meramente informativo, com dados públicos.
Leia sobre o REIT: STAG INDUSTRIAL
Até a próxima! Acompanhe no INSTAGRAM
Lucas Magalhães
Engenheiro Ambiental e Gestor Comercial, apaixonado por investimentos!
GOSTOU DO ARTIGO? COMPARTILHE!!
Direitos reservados
Direitos reservados
Direitos reservados
Este post tem um comentário
Excelente analise!