Você quer investir? Mas você sabe o que é uma ação? Como funcionam as compras e vendas? Quais os direitos dos acionistas?
De antemão, vou explicar os detalhes desse ótimo investimento, nunca comece a investir se você possuir dívidas.
Em primeiro lugar, a falta de informação é o principal inimigo do investidor. Se você não sabe como escolher uma ação, leia esse texto.
Logo, ser acionista de uma empresa é ser sócio, ser dono de uma pequena parte dos negócios, dos contratos, dos lucros que a empresa gera.
Portanto, quando você possui muitas ações ordinárias, você tem direito a votar nas reuniões do conselho, mas você não tem direito de usar o serviço da empresa ou suas instalações de forma gratuita.
PORQUE UMA EMPRESA EMITE AÇÕES?
É estranho pensar que uma empresa queira dividir seus lucros com alguém, né?
Mas a emissão de ações é uma forma de a empresa aumentar seu caixa e assim fazer novos investimentos para crescer mais.
Por analogia, vamos imaginar a situação:
Você tem uma empresa e que precise comprar 1 caminhão, você pode ir ao banco e pegar o dinheiro emprestado e pagar juros.
Por outro lado, você pode ceder uma porcentagem da sua empresa por aquele valor e comprar o caminhão.
Empresas de grande porte precisam de muito dinheiro para gerir seus negócios, expandir suas vendas e operações.
Acima de tudo, emitir ações é uma forma de auto financiar, pois a empresa não promete lucros a quem compra, a empresa está dando a oportunidade de você ser sócio dela e ganhar dinheiro se essa empresa se sair bem.
Em síntese, a empresa faz IPO (oferta pública inicial) e coloca uma parte de si a venda na Bolsa de Valores, os investidores compram e a empresa recebe aquele dinheiro.
Depois disso toda negociação das ações que a empresa vendeu é feita por investidores, ou seja, as ações circulam entre investidores que compram e vendem.
A empresa recebe o valor apenas uma vez ao fazer a primeira venda dos ativos.
COMPRA E VENDA DE AÇÕES?
Esse processo é intermediado pela B3, que é uma empresa que faz a gestão e a ponte entre os investidores. Essa é responsável por liquidar, custodiar as ações.
Comprar e vender ações é um processo simples, feito pelo seu computador ou celular. Você precisa criar um cadastro, transferir o dinheiro e fazer uma ordem de compra ou venda.
Os preços de um ativo (ação) oscila em função da lei de oferta e procura.
Se muitas pessoas querem comprar o preço sobe, se muitas querem vender o preço cai.
Essa é a imagem de um book de ofertas, parece complicado de entender, mas não é.
Na parte azul são as ofertas de compra e na parte vermelha as ofertas de venda, quando essas ofertas se igualam existe a transação de compra e venda.
DIREITOS DOS ACIONISTAS
Ao adquirir participação nas empresas, você passar a ter direito aos lucros da empresa que podem ser pagos na forma de dividendos ou juros sobre capital próprio.
Ao comprar ações com final 3, chamadas de ordinárias(ON), exemplo: VALE3. Você possui direito a voto em caso de ter um grande número de ações.
Quando compra ações final 4, chamadas preferências(PN), exemplo: ITUB4. Você possui preferência para receber dividendos, mas não para votar.
Existem também as Units final 11, que são as mesclas da PN e ON.
De forma geral é mais seguro investir em ações ON, pois nelas você realmente é sócio da empresa, as PN você tem direito apenas no lucro. Em caso de uma possível venda dessa empresa, as ações ON dão maior segurança ao acionista.
Detalhe importante é que sendo sócio você não é responsabilizado pelas ações da empresa, como em caso de falência. O único risco que você corre é perder o dinheiro investido.
VALE A PENA INVESTIR EM AÇÕES?
Sim, ações são partes de empresas. Fazendo boas escolhas, seu patrimônio irá aumentar ao longo do tempo caso aquela empresa expanda seus serviços e fature mais.
Você não deve associar ações a loteria, ou como se fosse algum tipo de aposta. O investimento em ações é o oposto disso, é preciso definir uma estratégia, conhecer as empresas que pretende comprar, pensar no longo prazo.
Boas empresas tendem a valorizar com o passar dos anos, por isso é importante entender o que a empresa faz, ser sócio é acreditar nos ideais da empresa, nos seus produtos e serviços.
Warren Buffet maior investidor pessoa física do planeta e fundador da Berkshire Hathaway, disse algo muito importante: “Só compre algo que você ficaria perfeitamente feliz em segurar caso o mercado fechasse por 10 anos”.
Pingback: AÇÕES DE LOCADORAS DE CARROS.VALE A PENA? | LUCando na Bolsa
Pingback: VVAR3 TEM RISCO? - LUCando na Bolsa
Pingback: Ações Hermes Pardini - LUCando na Bolsa
Pingback: ANÁLISE WEGE3 - LUCando na Bolsa
Pingback: Qual corretora é melhor? - LUCando na Bolsa
Pingback: Ações do Banco Inter - LUCando na Bolsa
Pingback: Como escolher uma ação - LUCando na Bolsa
Pingback: Resultados Engie 2020 - LUCando na Bolsa
Pingback: MGLU3. AINDA VALE A PENA? - LUCando na Bolsa