Como começar a investir em Fundos Imobiliários?
Lucas Magalhães /// 10 de Agosto de 2021
O sonho de muitos brasileiros é viver da renda com aluguéis, logo, começar a investir em Fundos Imobiliários pode ser a forma de realizar esse projeto na sua vida.
Além disso, você não precisa comprar um imóvel, que precisa de um grande investimento para dar os primeiros passos aplicando nesses fundos.
Sendo possível iniciar com cotas menores que 100 reais até 2 mil reais. Com isso, é possível investir mesmo sem tanto dinheiro no começo.
Por isso, o FII é um dos investimentos ideais para se expor ao mercado imobiliário, sem burocracia de maneira simplificada, especialmente por contar com um gestor de fundo.
Então, se quer entender o que são, como funcionam e principalmente como começar a investir em Fundos Imobiliários, leia até o final!
O que são fundos imobiliários?
O fundo imobiliário é formado por um grupo de investidores que aplicam todos os recursos em empreendimentos imobiliários.
Alguns exemplos de FIIs: XPML11, HSLG11, BLMG11, RBRR11.
Com isso, concentram suas atividades no setor, então eles podem alugar, comprar ou mesmo construir galpões, prédios comerciais ou shoppings, por exemplo.
O principal objetivo é conseguir lucro através da venda, alocação e outras atividades voltadas para esse nicho de mercado.
Por isso, 95% do lucro da operação, é distribuído aos cotistas.
Portanto, você possui uma cota de investimento, ou seja uma parte desse fundo, logo ela pode ser negociada em sua home broker.
Além disso, existem gestores ou um gestor experiente no mercado para controlar o uso dos recursos do fundo imobiliário.
Com isso, você pode começar a investir em Fundos Imobiliários sem a necessidade de grandes burocracias que o mercado imobiliário possui.
Sendo dono, financiador ou locatário de grandes imóveis, sem todas as dores de cabeça, especialmente por contar com um profissional para cuidar do seu dinheiro.
Como funcionam os fundos imobiliários?
O primeiro passo para começar a investir em Fundos Imobiliários é entender que ele não é um investimento de renda fixa, principalmente por não existir manutenção dos rendimentos.
Por isso, pode acontecer dos inquilinos não pagarem o aluguel, ou mesmo sair no imóvel.
Com isso, assim como a bolsa, que é um investimento de renda variável, o fundo imobiliário também pode oscilar, especialmente variando com o mercado imobiliário.
Logo, a gestão da carteira do fundo também é muito importante para ter sucesso com esse investimento de renda variável.
Portanto, é interessante para o investidor estudar bem as opções de fundos no mercado antes de começar a investir em Fundos Imobiliários.
Além disso, existem alguns fatores para conhecer que podem te dar mais segurança.
Divisão de cotas
O patrimônio do fundo é dividido em cotas, com isso, cada investidor possui uma porcentagem do investimento.
Para começar a investir em Fundos Imobiliários é preciso comprar uma cota disponível do fundo imobiliário escolhido.
Você pode comprar uma negociada na bolsa de valores.
Rendimentos maiores que o CDI
Um dos maiores benefícios de começar a investir em Fundos Imobiliários são os pagamentos de rendimento periódicos.
Com isso, você tem opções de receber mensalmente, ou mesmo por semestre, o lucro obtido das suas cotas do fundo.
Além disso, os rendimentos geralmente são superiores à taxa CDI, portanto é uma boa opção para ter um investimento com um lucro maior que a renda fixa.
Existem alguns aspectos importantes a se considerar também, como a maioria dos pagamentos são feitos por conta de aluguéis, vendas ou construções.
O rendimento também pode variar, principalmente se tiver grande desocupação, ou acontecer algum problema no mercado imobiliário.
Então, é importante estar sempre atento às características do investimento antes de comprar o fundo, principalmente o desempenho do Fundo Imobiliário.
Custos do Fundo
Investir em fundos está sujeito principalmente a dois tipos de custos: os serviços de administração e gestão do Fundo Imobiliário.
Por isso, antes de começar a investir em Fundos Imobiliários, antes leve em consideração quais são os mais vantajosos disponíveis no mercado.
Além disso, você precisa estar atento também à taxa de performance, usado como um pagamento a mais, como compensação se os lucros superarem as referências.
Existem também custos pagos em cada negociação de compra ou venda de suas cotas e alguns fundos possuem taxa de custódia também.
Portanto, quanto mais informações tiver do fundo melhor para escolher um que esteja mais disponível e acessível ao seu bolso.
Tributações, o FII tem isenção do Imposto de Renda?
As tributações são sempre um fator fundamental para começar a investir em algum investimento.
Com isso, o fundo possui algumas peculiaridades interessantes para conhecer, principalmente sobre o IR.
Por isso, o imposto de renda é isento quando o fundo e o cotista respondem a algumas características como:
- O investidor deve ter cotas menores que 10% do fundo;
- O Fundo Imobiliário deve ter ao menos 50 investidores;
- Cotas negociadas integralmente na bolsa de valores ou em no mercado de balcão organizado.
Em cima do ganho de capital, você deve pagar DARF. Para saber tudo sobre o IMPOSTO DE RENDA, LEIA AQUI.
Como começar a investir em Fundos Imobiliários?
Para investir em FIIs, você precisa ter conta em uma corretora de valores, então vale a pena procurar alguma indicação.
Você pode também conhecer algumas boas opções na internet, principalmente em sites especializados, como esse que está lendo.
Além disso, com menos de 100 reais é possível começar a investir em Fundos Imobiliários.
logo, é necessário estar de olho em características relevantes para medir o sucesso do fundo no mercado.
O portfólio, a gestão de performance e a liquidez são fundamentais para decidir, porém o local, os inquilinos e especialmente o preço também afetam na melhor escolha.
De qualquer forma muitos investidores não possuem experiência e até mesmo tempo para acompanhar vários relatórios e movimentações dos FIIs.
Portanto, se é o seu caso o mais prudente é ter um acompanhamento por profissional certificado e qualificado. Conheça as opções aqui.
Então, se quer começar a investir em Fundos Imobiliários e fazer boas escolhas de investimentos para sua vida, continue por aqui!
Até a próxima! Acompanhe no INSTAGRAM
Lucas Magalhães
E-BOOK GRATUITO
Você sabia que investir em Fundos Imobiliários é mais simples e rentáveldo que diretamente em imóveis? Baixe o e-book gratuito e saiba mais!
GERENCIADOR DE CARTEIRA
Controle seus investimentos de maneira simples utilizando nossa plataforma. Acompanhe a evolução, sua rentabilidade, dos proventos e controle seu IR de forma fácil.
GRUPO SOBRE INVESTIMENTOS
Faça parte da nossa comunidade de investidores, esperamos por você. É GRÁTIS!
Lucas Magalhães
Engenheiro Ambiental e Gestor Comercial, apaixonado por investimentos!
GOSTOU DO ARTIGO? COMPARTILHE!!
Direitos reservados
Direitos reservados
Direitos reservados
Este post tem um comentário
Pingback: KNSC11 - O novo FII de Papel da Kinea - Ativo na Bolsa